BONECOS: COMO COMEÇAR E POR ONDE COMEÇAR?




Você decidiu pesquisar sobre Character Design, dentro do campo da escultura e modelagem clássica ... bem ... o que você precisa saber?

Para se ter uma idéia básica sobre o que um escultor comercial faz dentro desta profissão, vou mostrar um básico rascunho superficial de 12 etapas sobre a confecção de um personagem neste ramo. Lembro também que algumas etapas podem ser puladas e outras eu não acrescentei aqui porque isto depende do material envolvido, como é o pedido do cliente ou até de você mesmo:


1. DESENVOLVIMENTO E COLETA DE INFORMAÇÕES
A não ser que você tenha recebido um pedido pronto e específico, é só começar. Normalmente, quando alguém faz um pedido pronto é enviado ao escultor um guia chamado "Model Sheet" ou "Model Guide". Se for um "Free Sketch", em que o cliente deu total liberdade de criação, a imaginação deve fluir livremente, sem censura. Você também pode montar seu próprio "Model Sheet" ou "Model Guide". Estude bem estas guias pois o trabalho final lá no futuro é baseado no que está aqui.


2. CONSTRUÇÃO DO ESQUELETO PARA SUSTENTAÇÃO
Alguns materiais não precisam de sustentação, mas em todo o caso, um bom esqueleto de sustentação faz toda a diferença se você está começando agora. Além das referências fotográficas, o esqueleto “guia” seus olhos sobre aonde seria ideal colocar um ombro ou um joelho.


3. CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM
A diversão começa aqui. Não há o que dizer sobre esta etapa: siga as referências e respeite a anatomia do personagem.


4. FABRICAÇÃO DO MOLDE
Muita atenção a partir de agora! Errar o molde é comum, principalmente o primeiro, não seja tão severo consigo mesmo, independente das muitas técnicas de fabricação de moldes que você aplicar aqui. Tenha sempre em mente que se errar algo aqui, com certeza será desperdício de dinheiro. E ninguém gosta de jogar dinheiro no lixo. Minha única dica aqui é: siga as instruções do fabricante.


5. REMOVENDO A PEÇA DO MOLDE
Esta parte é crucial. Já vi muita gente falando que o molde secou perfeitamente mas na hora de retirar a peça foi um desastre: rasgou, não havia secado nas laterais, saiu tudo “melado”, apareceu um buraco, etc. Aqui a dica é: sempre guarde seus produtos em locais indicados pelo fabricante. Preste atenção na data de validade de seus produtos e tenha certeza que eles são compatíveis. Um molde de silicone pode não ser compatível com o desmoldante que você usa, sem falar que pode acontecer outras surpresas pelo caminho.


6. FABRICAÇÃO DA CÓPIA
Continue com atenção aqui também. Não adianta nada ter um super molde de silicone se você catalisou a resina de maneira errada. Existe a possibilidade de perder tudo aqui e isto significa que você estragou o molde de silicone e mais uma boa quantidade de resina. Dinheiro no lixo! Faça direito esta parte, não seja rápido, faça no seu tempo que vai valer a pena.


7. REMOVENDO A CÓPIA DO MOLDE
Se você pesou ou mediu a resina exatamente como o fabricante pediu, não há o que se preocupar. Apenas preste atenção no tempo de cura que a resina precisa. Se você desenformar antes, vai estragar tudo. Deixe a resina levar o tempo que ela pede e dê um pouco mais de tempo ainda só para ter a certeza e a garantia de que realmente a cura foi bem sucedida.


8. REMOVENDO IMPERFEIÇÕES OU BOLHAS
Não fique desapontado com o resultado final. É comum aparecer algumas imperfeições ou bolhas na peça. A dica: use massa epóxi com alguma ferramenta e reconstrua estas partes de novo. Vai lá!

9. PINTURA DO TRABALHO
A vida começa aqui. Antes de começar a pintar direto na peça, use primer para uma melhor aderência da tinta e faça algum teste em uma folha. Não há nada mais desagradável que um personagem mal pintado. Leia livros sobre o assunto. Há uma enorme quantidade de tutoriais na internet sobre este assunto. As pessoas não lêem porque não querem.


10. FOTOGRAFANDO O TRABALHO
Luz e nitidez contam nesta hora. Literalmente é a foto de seu trabalho. Se precisar, pegue alguma câmera emprestada ou até algum componente para melhorar a que você já tem. Leve em conta também que além de fotografar, provavelmente você terá que trabalhar a imagem em algum software como Photoshop ou Gimp. A razão de se fotografar o trabalho, mesmo que a peça seja um exercício, é justamente para possuir um registro da obra e, de quebra, construir um Portfólio com tudo que você produziu pra mostrar a futuros clientes em potencial por aí.


11. MOSTRANDO O TRABALHO
Se você estiver sob contrato e o cliente autorizar você a mostrar o progresso da peça em sites e fórums por aí, tudo bem. Agora: se ele não concordar, nem pense em divulgar este trabalho! Entregue o pedido para o cliente e dê-se por encerrado o processo. Mas se você está começando agora no ramo ou procurando trabalho, é a melhor forma de se projetar e ainda ganhar um extra ($$$) desde que você não venda personagens pop conhecidos, apenas personagens criados exclusivamente por você. É uma boa oportunidade para mostrar para potenciais clientes que você consegue construir aquele personagem inédito que ninguém teve coragem de esculpir.


12. ENTREGANDO O TRABALHO
Sua reputação continua em jogo aqui. Esta é a última etapa. Se alguém teve interesse em encomendar uma peça de você, meus parabéns!!! Tenha certeza que a peça irá bem protegida em uma caixa, envolto em plástico-bolha, jornais velhos e etc. Faça qualquer coisa para que seu trabalho chegue em ótimas condições nas mãos do cliente. Se você fez um bom trabalho, quem comprou vai mostrar para algumas pessoas e alguém, no meio destas pessoas, pode gostar do trabalho e querer fazer um pedido também. Então... o ciclo recomeça lá no passo 1.


Existem muitos outros processos e esta foi apenas uma idéia básica do que acontece no estúdio de um escultor comercial.

E se você acha que já chegou ao fim ... não tem fim. Você vai ter que continuar procurando, descobrindo, atualizando, se projetando porque, como qualquer outro trabalho, essa ramo muda e evolui o tempo todo e você terá que ser convencido por você que sua decisão é a correta! Ninguém aprecia as coisas ruins no trabalho e você pode se frustrar com o trabalho. Além do mais: se você não gostou de alguma parte do processo acima, você sempre pode contratar alguém para fazer aquela parte que você não gosta.

Mas se você não gostou do processo, logística e da dinâmica que envolve isto, é melhor desistir... ou contratar alguém que faça isto por você.

Mas OK! Você decidiu entrar nesse jogo, por isso a pergunta é:

"Como começar e por onde eu começo aqui em casa?"

Da minha experiência: tente não ficar na mesa da cozinha. Há comida lá e é provável que no meio da diversão, você tenha que parar porque alguém quer usar a mesa, talvez seus pais, seu cônjuge, seus parentes, amigos ... quem sabe? QUALQUER UM!
O caso é que você terá que parar quando você está ocupado com as mãos sujas. Não há nada mais irritante do que ser interrompido em um projeto que você gosta e está agora a desenvolver e trabalhar. Além disso, você provavelmente vai deixar o projeto por algumas horas e alguém pode movê-la de qualquer maneira ... como o seu cão ou filhos do vizinho e ... "CRASH!"

Para evitar esses transtornos, você pode querer fazer isso em seu quarto. Mas se você é casado, talvez não seja uma boa idéia para o seu cônjuge viver e respirar com um mini-estúdio lá ou se você não tem sequer uma sala na casa e dorme no sofá da sala, para exemplo, eu quero dar-lhe algumas dicas sobre o tipo de espaço a ser pesquisado pelo tipo de lugar que você vive:

Encontre um canto da casa em que não há muita gente andando ao seu redor. Se você mora em uma casa com garagem, a garagem é um ótimo lugar. Se sua casa não tem garagem, procure qualquer sótão ou porão. Se sua casa não tem nem garagem, sótão ou porão, verifique se há uma área de serviço que sempre tem um espaço decente lá. Geralmente para aqueles que vivem em apartamentos, áreas de serviço são uma boa opção. Talvez você seja uma pessoa de sorte e há um pequeno quarto com um monte de coisas velhas e quebradas dentro e que ninguém quer se preocupar com o que existe lá dentro.

Preste atenção para o lugar que você está vivendo. Qual local seria o ideal para passar várias horas sem ser incomodado? Tenho certeza que você vai olhar e vai saber. Você apenas não está prestando atenção ao redor ... ainda.

Existe um lugar em sua casa, ao seu lado, que as pessoas não permanecem muito, basta prestar atenção. Mas estou avisando: Evite locais onde a sua atenção é desviada. Evite estar perto de computadores, TV, cozinha, banheiros, etc.

O único caso aqui sobre uma coisa legal para distrair é ter alguma coisa para tocar música. Evite fones de ouvido, a menos que você está morando em um lugar barulhento. Pense bem: Se houver alguém te chamando ou um telefone tocando, sem os fones você vai ouvir. Quando você coloca fones de ouvido, você não está prestando atenção se há alguém chamando você.

Quando você encontrar o seu lugar, você vai precisar destes dois caras: uma cadeira e uma mesa.

Escolha uma cadeira com encosto, pois você pode (e vai) se sentar por horas e horas. Um conforto para a coluna é essencial para sua saúde. Tanto agora como no futuro, é muito importante.

40 comentários:

  1. LOO MUITO BACANA ESSE TEU ESPAÇO AQUI,PARABÉNS PELA INICIATIVA. PARA QUEM ESTÁ APRENDENDO COMO EU ISSO AQUI É OURO!!!

    AGRADEÇO MAIS UMA VEZ A INICIATIVA!

    GRANDE ABRAÇO DO AMIGO SAPÃO

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19.12.11

    Looooo,
    parabéns!!!! a gente achou muito massa!!!!
    A gente te escuta no teu texto falando!
    beijos,
    Carol, Lucia, e Helo

    ResponderExcluir
  3. Vitor19.9.12

    Parabéns, tem muita informação bacana. parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo30.1.13

    ola gostei aonde consigo o molde tenho uns amigos que faz esxultura e como se vende os moldes obrigado se responder

    ResponderExcluir
  5. Olá Wellington!

    Favor: reformule sua pergunta. Não entendi se você quer comprar ou vender. De qualquer forma compra-se em casas de artesanato ou pela internet.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo14.4.13

    parabens pelo seu trabalho, me chamo tony carvalho; trabalho com desenvolviventos em embalagens plastica para brinquedos etc. tenho um rob em ponturas em telas e quero criar algo em cera. valeu suas dicas vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo reconhecimento Tony. Haverá mais postagens nos próximos dias para ajudar ainda mais a galera. Abração!

      Excluir
  7. Parabéns, Loo, e muito obrigado! Me interessei pelo assunto por querer comprar estatuetas de super-heróis e elas serem uma fortuna, então pensei em começar a fabricá-las e comercializá-las. Começarei em breve, e esse teu guia firmou tudo o que já vi em vários tutoriais da net. Logo, logo pretendo iniciar um curso de escultura em argila, para me aprofundar mais. Novamente, muito obrigado, aguardo ansiosamente seus próximos guias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Fernando. Logo vou postar mais sobre equipamentos para escultura e como construí-los em casa porque este é o foco do blog. Agradeço a visita! Grande abraço!!!

      Excluir
  8. bem que vcs podia colocar um tutorial para fazer molde com a massa clay!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helenilson. Especifique direito sua pergunta porque não ficou claro. Molde se faz com borracha de silicone (molde flexível) ou resina (molde duro). Não conheço molde feito de clay. O Clay ajuda na confecção e separação de um molde bipartido ou em um molde de até mais partes, mas não serve como molde final. Explique-nos como é possível.

      Excluir
  9. Anônimo9.5.13

    Olá Loo, o que você acha de criar esculturas em Epoxi??? é possível??? é viável fazer tal escultura ou devo desistir e partir para escultura em Clay???

    ResponderExcluir
  10. Olá Roberto! Claro! é possível sim. Algumas empresas ainda preferem a peça matriz em epóxi, justamente para proteger a peça da viagem até o escritório central. No artigo As Massas de Modelagem e Escultura eu indico algumas massas epóxi. Eu trabalho raramente com epóxi, para coisas rápidas porque o tempo de cura de 2 horas ainda é pouco para finalizar uma escultura, sem falar que começa a endurecer por volta dos 45 minutos. Aí fica difícil prosseguir modelando. Caso você esteja cansado do epóxi, sugiro experimentar também as massas de polímero. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2.10.13

    Fala Loo, você tem e-mail ? Cara, estou iniciando uma produção de bonecos, já tenho o molde 3D dele, aqui no Brasil tem essa mão de obra de esculpir, pintar, etc ? Só vejo isso na China, se puder me ajudar, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a demora!

      Faz o seguinte: vá neste endereço: http://esculpindo.one-forum.net/

      Este forum eu frequento e tem uma parte de solicitação de peças. Coloque lá o que você quer esculpido, uma imagem e em quantos centímetros, pintado ou não para que a galera faça as ofertas de orçamento. Aí tu escolhe quem faz. Bem simples! Só não vou poder te ajudar agora que estou atolado de trabalho. Boa busca e qualquer coisa estarei aqui. Abração.

      Excluir
  12. Anônimo14.11.13

    Olá amigos,
    Estou começando a trabalhar com massa a puco tempo, qual massa devo usar da Dimclay? para bonecos de 70cm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A regra geral é: quanto menor o boneco, mais dura poderá ser a massa. Explico: massas muito moles (como a massa de modelar escolar) não "aceitam" detalhes finos que bonecos pequenos podem exigir. Claro que depende do tipo de boneco que tu vai fazer. Se tu for fazer um estilo cartoon, com forma simples tipo Angry Birds, uma massa de modelar escolar já quebra o galho. Agora se tu for fazer um super-ultra-soldado da segunda guerra com todos os detalhes possíveis, aí já é outra história. Para trabalhar com massas duras tu vai precisar aquecer as ferramentas. Com o tempo e a prática no negócio, você já pode migrar para a cera de modelagem da DimClay. Lembrando que o Edu da DimClay possui tanto massa de modelar como massa clay também. É um ótimo material e é 100% brasileiro. Fique a vontade para fazer outras perguntas, caso houver. Abração e boa escolha!

      Excluir
  13. Opa,tudo bom? Amigo,muito bom o seu blog,aqui tem várias dicas legais e eu to começando agora com a fazer essa arte,literalmente hahahah estou tentando fazer pokemons,eu vi que é necessario o uso de esqueleto e molde,porém o meu objetivo é fazer somente aquelas miniaturas que vinha na promoção do guarana antartica,eu gostaria que voce me desse algumas dicas,porque eu nao tenho instrumentos profissionais,apenas comprei a massa de durapox mas estou tendo um pouco de dificuldade na modelagem,no modo de estruturar mesmo o pokemon e também gostaria de saber que tinta devo usar para o acabamento... Obrigado,abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson! Muito obrigado pelo elogio! Para miniaturas, um arame fininho já serve como esqueleto. Ele servirá tanto para sustentação como para identificar a localização de joelhos, ombros, patas, rabos e etc. Referente ao durepóxi é assim mesmo! Tu tens uma hora para fazer o bixo antes de começar a endurecer. Depois é um deus nos acuda para continuar os detalhes. Talvez as massas de polímero sejam mais indicadas para você já que tu precisa de mais tempo detalhando o bixo. Quanto às tintas, você pode usar fosca, latéx, esmalte e etc. Apenas sugiro que deixe as tintas bem fluídas, quase líquidas porque se tu usar uma tinta grossa em miniaturas, é certo que a tinta vai roubar os detalhes da peça. Eu sugiro a tinta esmalte, que é brilhosa e é mais fluída, além de encontrar fácil as latas de spray da tinta esmalte em muitas ferragens. Caso tu queira mais dicas, eu sugiro tu entrar no forum dos Escultores On Line que tu vai encontrar de tudo sobre o que tu quer saber. Desde de como fazer sua própria esteca até o tipo de verniz mais indicado para dar o acabamento final nas tuas peças. Boa sorte e um abração!

      Excluir
  14. Loo d+ !!! parabéns pelo blog, ajuda muito quem está iniciando...permita me desfrutar de sua experiencia.
    Quero fazer esculturas em miniaturas a partir de playmobil como esse trabalho aqui http://doryphunk.blogspot.co.uk/search/label/playmobil
    O Epoxi é o mais indicado para isso ?
    Existe um epóxi profissional ou é tudo igual ao durepoxi ?
    Exite algum curso que me auxiliaria nesse projeto ?
    Um forte abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a demora! Com certeza, o epóxi é o mais indicado para isto. Dos epoxis de construção comum, a galera usa mais o pulvipox ou polyepox por serem fáceis de lixar. A massa da marca durepóxi fica dura demais para lixar, muito trabalho na lixa. Um curso pode te ajudar sim. Lá no facebook tem a comunidade escultores on line e o forum escultores on line que pode te dar dicas melhores. Grande abraço e gostei bastante deste site que tu colocou ali.

      Excluir
  15. Loo, muito legal seu blog.
    Queria sua ajuda. Eu não quero trabalhar com modelagem mas adoraria fazer um curso pra que eu possa brincar mais sério nos meus tempos livres.
    A principio eu procurei por cursos de modelagem com biscuit como base....ridículo né?
    Pois é...o que vc me recomenda?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sucri! Buenas... você pode começar fazendo experiências em casa mesmo: comprando alguma massa de modelar escolar à base de cera e ver no que dá. Depois de cansar de brincar para a massa, talvez seja a vez do biscuit. Consequentemente você vai querer saber sobre modelagem com massa epóxi e daí vai formando sua opinião se vale a pena ir para massas à base de polímero, clays ou ceras. Só depende da curiosidade. Se achar que não está conseguindo um resultado satisfatório, talvez aí sim seria interessante procurar alguém que te ajude ou até um curso. Existem vários sites e fórums que dão dicas de como começar e melhorar sua arte. Ali na aba LINKS deste blog tem alguns deste sites, blogs e fórums para você começar a pesquisar e se aprofundar mais nesta arte. Bons estudos!

      Excluir
  16. Olá cara, parabens pelo site, pelas dicas e obrigado por ajudar tanto, da pra ver que você domina bem o que fala. cara estou querendo começar a produzir artesanalmente action figures, tanto articulados como estatuas, porem miniaturas e com encaixe, mas estou tendo uma dificuldade enorme em acertar no material. É o seguinte, preciso produzir as miniaturas estatuetas no mesmo material no mesmo material de bonecos Gashapons e etc, aqueles em que a descrição é pvc, mas é uma coisa meio dificim pq o material não sei se é silicone, latex, resina,. estou tendo dificuldade com isso, ja os articulados, eu estou me dando bem com a resina de poliuretano, que ja vira um plastico duro. isso tudo é por que quero produzir e comercializar os personagens que meu irmão desenha e cria. pode me ajudar cara? Obrigado e meu email é ciceromansurturbo@hotmail.com
    obs: achar o material certo para bonecos é uma dificuldade da maioria da galera que quer produzir Action Figures articulados e emborrachados.
    por enquanto estou conseguindo com destreza as estatuas em resina, resina é excelente. para edtatuetas.

    ResponderExcluir
  17. Ola, me chamo Ana Paula,
    Estou com um “TERRÍVEL” problemas nas mãos. um cliente pediu para fazer um boneco/mini homem(baloeiro), eu sempre comprei a forma, mas nunca fiz o molde. Fui nos locais onde poderia comprar o molde e não encontrei, rodeia a internet inteira e ninguém tem esse molde...Logo pensei, como é feito os moldes e cheguei a vc. Haveria possibilidade de você me ajudar?
    Estou tentando fazer um molde de um mini baloeiro sendo que não estou conseguindo!! Sempre sai errado.
    Haveria possibilidade de eu enviar a foto do meu modelo e você confeccionar o molde para mim, e me cobrar o valor do seu trabalho? Seria um molde de silicone para eu usar o biscuit.
    Estou começando a trabalhar com artesanato e estou amando, por favor se você puder me ajudar, ficaria muito grata, por favor me envie os custos do seu trabalho, mais o valor de pagamento do envio.
    Segue contato anapaulaviannadasilva@gmail.com
    Desde de já ,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UPS! Desculpe aí Ana! Não venho no blog a algum tempo.

      Este baloeiro: que tamanho é? É 2D, 3D? Posso te ajudar a fazer o molde. Abração!

      Excluir
  18. Eiii, Loo! Por que vc parou de escrever? Não deveria…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Reciclia! Obrigado! Como pode ver, é difícil estar sempre conectado e respondendo. Tenho alguns posts em andamento mas não foram muito pra frente. Vou voltar a escrever mas não sei quando, hehehe. Obrigado pelo incentivo.

      Excluir
  19. Olá boa tarde!

    Meu nome é Felipi, sou lojista e procuro por estatuetas de heróis e filmes para revenda. Encontrei algumas com preços bem em conta em uma lojinha da 25 em São Paulo, no entanto gostaria de ter outras opções para pedido. Se souberem de algum escultor que fabrique estatuetas desses temas, por favor, me mande o contato através do email felipi.small@gmail.com.

    Obrigado pela atenção, abraços!! =)

    ResponderExcluir
  20. oi gostaria de faser uma boneca de mim mesma mim mesmo,é. posivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É possível sim. No forum Escultores on-line vc poderá encontrar alguém para realizar este serviço. Boa sorte!

      Excluir
  21. Estou procurando (para parceria) escultor que trabalhe com epoxi, mas o cara tem que ser bom para reproduzir fisionomia humana.
    Trabalho com escultura e entalhe em madeira e muitos clientes me procuram a este respeito.
    O meu site é: www.placaseentalhes.com.br
    e-mail: adrianomoraes.mo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adiano! Recomendo o forum: Escultores-on line. Lá vc poderá achar que se encaixa neste perfil, com certeza! Boa sorte!

      Excluir
  22. Olá. Adorei a matéria. Só tenho uma dúvida enorme... Eu posso fazer um molde de silicone usando os actions figures de pvc? Aqueles bonecos articulados. Tem como. Att meu email; phellipdouglas@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá. Adorei a matéria. Só tenho uma dúvida enorme... Eu posso fazer um molde de silicone usando os actions figures de pvc? Aqueles bonecos articulados. Tem como. Att meu email; phellipdouglas@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Boa noite,blz?Alguem sabe me indicar aonde compro os moldes?ex:quero fazer um boneco do superman,o molde já vem pronto,somente pra eu formar com resina,lixar e pintar?

    ResponderExcluir
  25. Ola cara!!! Tudo bem.
    Os espaços de tuas respostas são bem distantes. Se tú estiveres vivo ainda, aqui vai um elogio. Tú é bom no que faz. Vou deixar aqui meu e-mail: luizwashingtondesouza4@gmail.com
    Quem precisar de molde ou qualquer tipo de escultura de bonecos,menos os que tem registro na lei. qualquer tipo de molde em silicone. (11) 987480766 Whatsap Tim

    ResponderExcluir