GLOSSÁRIO

O Glossário abaixo não é definitivo e nem a palavra final sobre este ramo. Alguns termos apresentados aqui são em Inglês e reconhecidos mundialmente.


Fontes: Fórums, Dicionários e eu mesmo.

Aerógrafo: Instrumento usado para pintura de superfícies de pequena área através de uma fonte de ar comprimido onde a tinta é expelida pela forte pressão do ar por uma máquina chamada Compressor de Ar.

Aditivo: Substância adicionada a uma propriedade ou componente para um melhor rendimento.

Alcohol Torch: Também chamada de Tocha a Álcool ou Maçarico a Àlcool. Instrumento usado para aquecer superfícies. Serve para aquecer, amolecer ou mesmo derreter determinadas partes de uma Peça feita de material bruto que se torna maleável ao toque de alguma fonte de calor.

Alcohol Lamp: Também conhecida como Lamparina a Álcool. Instrumento usado para aquecer as ferramentas feitas de algum tipo de metal que modelam materiais brutos que se tornam maleáveis ao toque de alguma ferramenta aquecida.

Álcool Isopropílico: Levemente tóxico se ingerido ou absorvido pela pele. Pode causar lesões na córnea. Seus vapores tem efeito anestésico, podendo causar tontura. Em caso de ingestão ou contato prolongado, deve-se lavar com água em abundância e procurar auxílio médico. Serve para alimentar as chamas da Alcohol Torch e da Alcohol Lamp e, além disto, é usado para alisar e refinar ainda mais a peça, dando uma aparência lisa e homogênea.

Action Figure: Conhecidos também pelo nome de Figura de Ação. Peça com articulações chamadas de Joints. A Action Figure possui Joints em partes específicas no corpo que imitam o movimento das articulações de um corpo em particular.

Blocar: Ato de alocar a massa em um Esqueleto de Arame ou simplesmente ir montando uma Peça sem a necessidade de uma estrutura. A finalidade é dar volume à peça.

Borracha de Silicone: Elastômero sob a forma de um fluído viscoso. A finalidade da Borracha de Silicone é fazer as cópias das peças do autor capturando um grande nível de detalhes da obra em forma de um molde negativo para ser copiado posteriormente em série.

Cabine de Fotografia: Também chamada de mini-estúdio fotográfico. É o lugar onde se fotografa as peças finalizadas para a apreciação do cliente, divulgação ou portfófio do escultor.

Cabine de Pintura: Um lugar normalmente usado para que as partículas de tinta não se espalhem pelo ambiente pela ação da pintura da peça. A cabine de pintura suga as partículas de tinta excedente por um exaustor e retém as mesmas em um filtro previamente preparado.

Cabine de Secagem: É uma etapa após a pintura da peça. Com a peça dentro, a Cabine de Secagem é acionada eletricamente para gerar calor. A finalidade é que a etapa da secagem da peça seja acelerada.

Cama de Molde: É usada para se fazer um molde bipartido ou em até mais partes. É comum usar uma Cama de Molde feita de Massa de Modelar escolar. Sendo a mesma extremamente mole e flexível, o escultor posiciona a peça para ter o melhor controle de qualidade possível sobre o resultado final do molde e da peça final.

Cargas: Elementos químicos ou não que são adicionados em matérias primas como a tinta, a resina, borracha de silicone, espuma de látex, etc. Possuem características particulares com finalidades específicas como deixar mais leve, baratear o custo, tingir em uma cor específica e até deixar fosforescente.

Carimbo de Textura: Usado em conjunto com as Estecas nas mais variadas técnicas, aplicações e finalidades dentro do ato de refinar a peça.

Carving: Ou Esculpir. Não confundir com o ato de modelar. Consiste no ato de retirar pedaços de materiais brutos como pedra, ferro, madeira com instrumentos apropriados até se chegar ao ponto de representação e expressão buscada na elaboração do Sketch.Se não for a parte mais importante do processo, é uma das mais importantes. É aqui que o escultor expõe sua visão, capacidade, habilidade e talento de trazer ao mundo real o que ele vê em uma folha de papel. É o ato de criar uma peça.

Casting: Ação de dar forma aos materiais por meio de liquefação e escoamento para moldes adequados para posterior solidificação.

Catalizador: É qualquer substância que promove um caminho molecular mais rápido para uma reação. A cura da resina é feita com a adição de um catalisador assim como a cura da borracha de silicone, Cola epóxi, Massa Epóxi, espuma de látex e por aí vai...

Character Design: Nome da profissão do criador de personagens em 3D, seja por meio da escultura, modelagem, desenho clássico ou digital.

Clay Oven (também chamado de Warming Station ou Hot Box): Existem muitos tipos para várias finalidades como “curar” (endurecer) a peça antes modelada e também para “amolecer” o Clay duro, possibilitando o uso da plasticidade máxima do material.

Cold Cast: Conhecido como Cópia a Frio, é um molde que não sofre aquecimento durante o processo como na maioria das reações químicas. O material mais comum produzido nesta técnica é a Resina Polystone.

Compressor de Ar: Máquina elétrica onde o principal componente é o reservatório de ar. O reservatório de ar serve para adquirir uma pressão que é enviada através de uma mangueira conectada a um Aerógrafo. A finalidade é misturar na saída de ar do Aerógrafo o ar pressurizado e a tinta previamente preparada para adquirir os mais variados efeitos de pintura em uma superfície. 

Cura: É o endurecimento ou ponto final alcançado pelo material que foi esculpido ou moldado anteriormente.

Custom Figure: Conhecida como Figura Customizada. É uma peça que possuía uma pose ou uma característica e foi modificada de acordo com as especificações e preferências pessoais de seu comprador. É chamada de figura modificada também porque a peça propriamente dita foi alterada em algum ponto de sua expressão.

 D-limonene: É o principal componente do óleo extraído mecanicamente da casca de frutas cítricas. Normalmente usado no lugar do Solvente ou Álcool Isopropílico por ser atóxico e não causar irritação. É usado para alisar e refinar ainda mais a peça, dando uma aparência lisa e homogênea.

Degassing: É a ação de retirar as bolhas de ar de um determinado material afim de o mesmo possuir uma superfície lisa e homogênea. Normalmente esta operação é feita com a Câmara de Vácuo.

Die-Cast: É um processo de produção por fundição injetada em um molde. Normalmente usado em produções rápidas e em larga escala para o mercado. Os materiais mais usados como matéria-prima são o zinco, plástico, alumínio, magnésio, níquel, cobre, etc.

Escultor: É a pessoa que esculpe, entalha ou refina um determinado material a fim de adquirir as mais diversificadas características, podendo ser a peça de imagem abstrata ou concreta.  A profissão de Character Design não pode ser confundida e aplicada aqui para resumir todo o potencial que o Escultor pode possuir. O Escultor pode fazer muitas outras esculturas que vão muito além de personagens como carros, motos, aviões, árvores, etc...
Escultura: É uma peça construída a partir de inúmeros materiais existentes e disponíveis no planeta, passíveis de ser moldados ou esculpidos.

Esqueleto de Arame: Estrutura com a finalidade de manter a sustentação do volume de massa alocada ao seu redor. Dependendo da dureza da massa, nem sempre é necessária esta estrutura. Esta estrutura necessita de um ou mais pontos presos em alguma superfície para ficar imóvel e não atrapalhar a blocagem e posterior refinamento.

Estecas: São as ferramentas do escultor. Feitas dos mais variados materiais como aço, ferro, madeira, pedra, etc. Usada nas mais variadas técnicas, aplicações e finalidades como Esculpir, Modelar, Entalhar ou Refinar.

Joint: Ou Juntas. É a peça que move a articulação das partes de um corpo de uma Action Figure. Imitam o movimento de articulação das partes de um corpo. Existem vários tipos de articulação sendo a mais popular chamada de Ball Joint.

Látex: Material flexível usado para máscaras, próteses e personagens em filmes ou animações em Stop Motion.

Lazy Susan: Base para modelagem. Consiste em um lugar para apoiar a estrutura da peça em questão, sendo que, no caso da Lazy Susan, é uma base giratória prática e, muitas vezes, possui uma regulagem da altura do posicionamento da peça.

Lupa: Instrumento constituído principalmente por uma chapa de vidro que, em seu centro, amplia a visão do usuário em qualquer objeto de dimensões menores. A finalidade é enxergar pequenas áreas em uma peça que a visão humana não comporta em questões de aproximação visual e detalhamento. Muito comum o uso em peças extremamente pequenas como as peças de 5 mm. 


Massas: Esta seção será dividida em apenas alguns tipos para facilitar:

  • Clay: Também conhecido como Oil Clay ou Argila à base de Óleo. Outro produto top hoje em dia. Dependendo da dureza da massa, pode ser modelada sem ferramentas por muito tempo porque não seca nunca. É um produto que pode ser reaproveitado muitas vezes.
  • Epoxy: Também conhecida como Massa Epóxi. O produto top dos velhos tempos. A massa constitui-se de componente A (Massa) e componente B (Catalisador). Quando mescla-se os dois componentes em partes iguais, uma reação química ocorre e, dependendo do fabricante, endurece ou cura-se a uma velocidade variável. Não pode ser reaproveitada depois da cura.
  • Polymer Clay: Massa feita de partículas de PVC com um óleo destilado retirado do petróleo. Muito conhecida por escultores. Após a construção, é levada ao forno (na temperatura indicada pelo fabricante) e a massa, antes flexível, se torna dura e passível de ser furada, lixada, pintada, etc. Não pode ser reaproveitada depois da cura mas obtém-se uma peça final.
  • Wax: Também conhecida como Cera. O produto top para se construir mínimos detalhes. Normalmente se trabalha a cera com ferramentas de aquecimento, lixas e líquidos abrasivos. É um produto que pode ser reaproveitado muitas vezes.
Existem muitos outros tipos de massa mas me concentrei em massas mais populares por ser de fácil aquisição nas cidades e pela internet.

Master Mold: Conhecido como Molde Mestre. É um molde que vem após o processo do Waste Mold. É o último molde a ser produzido de determinada figura para a peça ser produzida em série.

Misturador: Máquina, normalmente elétrica, com a finalidade de misturar materiais líquidos ou pó a outros componentes para ocasionar a fusão uniforme entre as partes.

Model Guide/Model Sheet: Também chamada de Referência Fotográfica Normalmente é a primeira etapa do processo de criação de uma peça. A referência fotográfica serve para se ter uma idéia sobre a dimensão da peça a ser esculpida no futuro. Normalmente se busca a Referência Fotográfica na internet ou recebe-se a mesma de um cliente.

Modelar: Não confundir com o ato de esculpir. Consiste no ato de acrescentar pedaços de materiais maleáveis como Oil Clay, Cera, Polymer Clay até se chegar ao ponto da representação buscada na elaboração da peça final.Se não for a parte mais importante do processo, é uma das mais importantes. É aqui que o Modelista expõe sua visão, capacidade, habilidade e talento de trazer ao mundo real o que ele vê em uma folha de papel. É o ato de criar uma peça.

Moldar: Ato de fazer um Molde.

Molde: É a Cópia Negativa, normalmente em Borracha de Silicone, de uma peça positiva. Dentro do molde é despejada a resina para obter a cópia da peça positiva propriamente dita.

Pressure Casting: Ato de colocar um molde com resina em uma câmara de pressão para obter uma peça sem bolhas de ar.

Peça: O produto final propriamente dito. Pode ser humano ou inumano, orgânico ou mecânico, abstrato ou concreto, etc.

Pigmentos: Natural ou sintético, quando adicionado em outro material transparente ou branco, serve para dar a cor ao objeto. Geralmente é feita uma distinção entre pigmento, que é insolúvel, e tintura, que é líquida ou então solúvel. Existe uma divisão bem definida entre pigmentos e tinturas: um pigmento não é solúvel em seu solvente enquanto a tintura é. Desta forma, um corante pode ser tanto um pigmento quanto uma tintura dependendo do solvente utilizado.

Polystone: Mistura de Resina Poliéster com cargas minerais. O resultado final é uma peça semelhante à porcelana ao toque.

Portfólio: É uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa, normalmente apresentado em uma pasta. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho relacionado aos objetivos do negócio.

Push Mold: Como o nome diz, é um molde. Porém este molde é usado como um guia para a maioria das peças do autor, como uma assinatura, um carimbo. O molde pode ser de um rosto, mãos, pés... a finalidade é encurtar alguma parte do processo. Coloca-se a massa dentro deste molde e o mesmo é puxado deixando uma impressão para posterior uso e alteração.

Recast: A pior parte do ramo. Quando um artista cria uma obra e comercializa a mesma, uma outra pessoa compra a obra e faz cópias baratas com materiais inferiores de péssima qualidade e acabamento com preços mais inferiores ainda. A peça deixa de ser exclusiva e original além de ser cheia de bolhas e com um acabamento inferior.

Refinar: Dar detalhamento à peça com as mãos, ferramentas e materiais destinadas a este ato como Estecas, Wax Pen, Alcohol Torch, etc...

Resinas: Polímero ativado por um catalizador (polimerização) que, após reação química, forma uma superfície rígida ou flexível. Matéria prima que, quando despejada em um molde negativo, preenche o molde formando a cópia de uma peça positiva.

Silicone Platinum: Material extremamente flexível com propriedades elásticas incríveis. Pode ser usado em máscaras e próteses em filmes ou animações em Stop Motion.

Sketch: É chamado também de rascunho. É o desenvolvimento de um conceito ou idéia para posterior transferência para as Model Guide e Model Sheet.

Soprador Térmico: Basicamente um Secador de Cabelo mais potente com a finalidade de aquecer superfícies.

Thinner: Líquido tóxico de cheiro muito forte. Deve-se tomar cuidado ao manusear. Também conhecido como Thinner, Solvente ou Diluente. Usado para diminuir a densidade e tornar um pouco mais líquidos os fluídos densos e viscosos. Também serve para limpar algumas superfícies.

Tinta: Em forma líquida, pó ou viscosa, é o componente essencial da finalização da grande maioria das peças. São usadas para dar cor, proteger e completar o apelo visual de quase tudo que está ao nosso redor.

Vacuum Chamber: Ou Câmara de Vácuo. A finalidade da Câmara de Vácuo é retirar as bolhas de ar de um material para evitar que o molde ou a peça saiam danificados na peça final.

Vinil: Material sintético e semi-flexível. Grande parte das peças do mercado de Toy Art é feito de Vinil por causa das suas características macias ao toque e de custo barato quando se é feita uma tiragem grande, ultrapassando a casa de 1.000 peças. O molde do Vinil é a parte cara do negócio pois é necessário um molde de cobre que demora semanas para ser produzido dependendo do tamanho e complexidade do molde.

Warming Station: É basicamente uma estação de “amaciamento” do Clay ou Cera. Uma lâmpada incandescente é direcionada próximo às estas massas para deixá-las mais plásticas e macias ao executar o trabalho

Waste Mold: Ou Molde Perdido. Técnica que consiste na fabricação de um molde que será usado apenas uma vez para copiar uma peça e dar um acabamento final em um outro material.

Wax Pen: Também conhecido como Pingador. Ferramenta elétrica muito similar a uma caneta acionada por um sistema de aquecimento na ponta que normalmente possui uma Esteca de metal. Serve para modelar peças em materiais rígidos que amolecem ao toque de um instrumento de calor.


W.I.P. (Work In Progress): Quer dizer trabalho em progresso. Normalmente usado em fórums para apresentar um trabalho em andamento.

Conforme for aparecendo novos termos, eu irei colocar aqui.


Espero que este Glossário tenha ajudado você. Se houver alguma dúvida ou erro, não deixe de comentar.